sexta-feira, 29 de julho de 2011

Enquanto isso na tela da Globo....

Pessoal..

Acho muito legal quando a gente começa a recordar as coisas, isso mostra que a idade está chegando, mas a memória ainda está boa.. Obrigado ao pessoal que inventou aquele remédio para problemas de memória.. o Google, fiel companheiro de todos os dias.. hehehe...

Pois bem...O nosso querido estilo italo-disco não começou por acaso, ou do nada, ele foi o resultado de várias experimentações e influências. Nele a gente escuta muito da disco music americana misturada com o som eletronico alemão e italiano dos anos 70. O Electro de hoje já existia em 79-80-81 sabiam? sendo tudo isso uma base sólida para o inicio do Italo-disco que conhecemos hoje em dia.

Um exemplo clássico deste som eletrônico italiano, era o disco Automat (de 1978), que continha uma das primeiras versões do sucesso space synth - Droid (de Romano Mussumarra). E alguém pode me perguntar "E o que tem isso com a Globo?" minha resposta será: tudo..  Droid foi um dos primeiros temas do Jornal Nacional (Legal né?).

Segue abaixo o som para vocês relembrarem:



E deste mesmo disco (Automat) a Globo também aproveitou outra música, The Rise (de Glaudio Gizzi), era uma espécie de música de encerramento das madrugadas, quem se lembra disso???.. também durante muito tempo ela foi usada em propagandas do programa "Globo Ciência"... hehehehe... Pra dizer bem a verdade até hoje lembro muito bem desta música.  Quem tiver a oportunidade de ter este LP em sua coleção não vai se arrepender.

Coloquei abaixo o som "Automat - The Rise":



Usar este tipo de som para abertura de programas não era exclusividade da Globo, muitos outros programas, principalmente os programas policiais de rádio usavam este tipo de som em suas aberturas.. Lembro... que Droid, mas desta vez do a versão do Mito era o inicio do programa "Reporter Policial" aqui em Joinville-SC.. (Nossa!!! escorria sangue pelo radinho de pilha...)

Então.. recordar é viver!!!

Um forte abraço a todos e tenham uma ótima semana.

18 comentários:

  1. Não entendi Sandro.. tu não curte Automat?

    ResponderExcluir
  2. Muito pelo contrário! Não basta ter um disco, e necessário conhecer a história que existe pro trás. Com o conhecimento que voce está repassando, ouvir esse disco terá outro "sabor". :)

    ResponderExcluir
  3. Resumindo: Vou ouvir com outros "olhos"!

    ResponderExcluir
  4. Cara.. este discos é fantástico, e faz parte da historia da Italo-Disco.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!! Nem imaginava isso na TV!
    Na rádio é normal.
    Atualmente existem alguns programas que ainda usam estas musicas para abertura.
    Aqui em Jlle temos o programa do Osny Martins e do Beto Gebaili.....

    ResponderExcluir
  6. Olá Fábio..

    Sim.. no caso do Osny Martins o som que toca é um megamix conhecido como "Mas Mix Que Nunca Vol. 2" (house version) Um discasso!!!.

    Agora do Beto Bebaili, não me lembro o som...

    Abraçõs amigo!

    ResponderExcluir
  7. O som do programa do beto é Jabdah!

    ResponderExcluir
  8. é Mesmo Koto - Jabdah.. legal Munrrá!!!!

    ResponderExcluir
  9. Grande lembrança essa do "Automat - The Rise", um clássico inesquecível, lembra muito minha infância!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Então Emerson...realmente um clássico.

    Tudo certinho, vai aparecer sábado por aqui?

    ResponderExcluir
  11. Sim, já seu uma olhada no mapa e acho que dá para achar certinho, mas vou durante o dia para aproveitar mais a viagem e não me perder, ficarei num hotel com a patroa antes e depois da festa.
    A gente se ve por lá então! Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Então Egídio, aproveito para te parabenizar pela organização da "noite da Music Shop", a festa estava ótima, ótimo local, luzes, seleção musical, tudo 10, uma verdadeira viagem no tempo!!
    Os DJ's nandaram ver nos grandes clássicos euro disco, além, claro, dos feras (e das feras) de Joinville, tivemos também a participação especial dos nossos DJ's de Cutitiba Sandro César e Luis Natel, com seus set's "a la Curitiba", o Sandrinho fez toda a galera cantar junto "Going Back West", muito legal!!
    P.S. Minha esposa também curtiu bastante, mas ficou triste porque não tocou "Touch By Touch" hehe!!!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá Emerson que bom que vocês curtu, nós também curtimos muito a sua presença aqui. Pena que não pudemos conversar mais, final só correria...... Poxa vida, da próxima vez pode mandar as musicas preferidas da sua esposa, prometo montar um set especial pra ela... um forte abraço e muito obrigado mesmo pela visita!!!!!

    ResponderExcluir
  14. O que mais me chama a atenção nesse gênero musical é a batida. Creio que eram muito usadas as baterias eletrônicas. Os sintetizadores também cumprem um papel fundamental para dar uma identidade ao Ítalo/Euro. Pode-se dizer que o Ítalo/Euro foi um dos primeiros gêneros musicais a usar a eletrônica.

    ResponderExcluir
  15. Ola Maxxi Fun. Sobre o Automat,eu tenho um vinil tipo compacto simples com as musica que vc mencional.Meu email zezeziriga@hotmail.com.Moro em Barra Velha,atuei como dj por varios anos aqui.onde euro disco e italodisco toquei muito por aqui.Abraços

    ResponderExcluir
  16. Olá Amigo Anônimo.. legal este compacto é show de bola mesmo.. é uma raridade.... cuide bem dele..

    ResponderExcluir