terça-feira, 7 de junho de 2011

E no carro, que tipo de som você tem?

Tudo mundo tem algum equipamento de som no carro (Rádio,CD,MP3.. tem até playstation) isso é algo normal e geralmente eles já vem até de fábrica.

Mas amigos, como um entusiasta do disco de vinil que sou, sempre tive uma reclamação, "pô não dá para escutar disco de vinil no carro?". Mas acreditem ou não, sim.. existiu um equipamento para tocar suas bolachas (pelo menos os compactos) no seu carro. Olha que legal!


No início os carros vinham equipados com um rádio adaptdado. Depois vieram os famosos cartuchos e as fitas k7, escutei muita fitinha da music shop em carro heheheh. Alguns destes equipamentos antigos ainda hoje podem ser vistos em poucos carros de colecionadores.

Pois bem, em 1956, a Chrysler resolveu inovar e se juntou com a CBS, lançando no mercado o 1º toca discos para carros do mundo. Uma das coisas legais deste equipamento é que ele vinha com um engenhoso sistema que prometia diminuir – ou ao menos tentava – a quantidade de vezes que a agulha pulava sobre o disco.

Não é pra menos tal sistema nunca fez realmente sucesso e foi um opcional por apenas poucos anos. Imagine isso nas nossas estradas.. abaixo reuni algumas imagens destes bichinhos legais..

Ei.. meu sonho de consumo é uma Lamborguini Murcielago equipado com um toca-discos destes... heheheh..











9 comentários:

  1. Vou comprar um desse para tocar o Bruno Mosti! Yeahhh

    ResponderExcluir
  2. Devia ser uma fortuna isso na época, rsrsrsrs!
    Valdemar

    ResponderExcluir
  3. heheheh... Realmente era um item espetacultar.. já pensou um Canton Sonnambulismo pulando... iria ser de doer no coração.. heheheh.

    ResponderExcluir
  4. Então.. hoje em dia é um item realmente raro de se encontar, tem um no ebay pra vender, mas está um caco, detonado.. mesmo assim tem gente atrás. Imagine você sendo um restaurador de carros tendo uma peça dessa para o seu carango.. realmente seria legal. Bem, pesquisei um pouco e descobri que um item deste em bom estado, funcionando chega a valer uns US$ 1.000,00..

    ResponderExcluir
  5. Assunto interessante!!
    De fato surgiram havian mesmo vários modelos destes toca-discos portáteis para carros, acho que começou lá pelos anos 50's nos Estados Unidos Por incrível que pareça aguns modelos tinham uma certa tolerância aos solavancos, como podemos ver nesse modelo da Philips no link do Youtube abaixo:
    http://www.youtube.com/watch?v=PToh5alPMMU

    ResponderExcluir
  6. Então Juliani.. muito legal este video..

    ResponderExcluir
  7. pra que se preocupar com o pulo da agulha??? Pára e ouve! hehehe
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Pois é Xande... realmente parar e ouvir é uma solução boa para o Brasil.. hehhee... mas acho que não era bem essa o idéia origial.. Legal vc postar um comentário.

    ResponderExcluir