Pessoal, cá estou acompanhado das minhas divagações noturnas.
Então queria compartilhar um pensamento que tenho a muito tempo.... Não sei se perceberam que sempre que um estilo musical 'antigo' é reformulado e cantado por gente nova é chamado de universitário. Lembram do 'Forró Universitário', agora o 'Sertanejo Universitário'? Não pensem que vou escrever falando mal destes estilos, pois não vou mesmo, sou da opinião que o fato de não curtir muito não me dá direito de falar mal, afinal muitos amigos curtem.
Respeito a opinião de todos, esta é uma característica deste humilde blogueiro. (que tem erros grosseiros de português e concordância, reconheço, mas escreve com amor e carinho a todos).
Voltando ao tema deste post:
Já perceberam como saiu discos pela FlashBack Records e I Venti d'Azzurro Records (e vários outros selos) nos últimos tempos? Parece que o mercado está aquecido.... muita coisa boa foi lançada e artistas consagrados que voltaram a cena Italo-Disco como Swan, Miko Mission, Ken Lazslo, Gazebo, Fred Ventura. Sinceramente um melhor que o outro.
Da mesma forma vários novos artistas, e diga-se de passagem, bons artistas com boas produções nos brindaram com as novidades. Me sinto em 1987 novamente, toda semana conheço um artista novo, um som melhor que outro. Só falta estes Selos lançarem coletâneas em fitinhas com capas copiadas em "xerox", isso seria o máximo!!! hehehehe.. (quanto saudosismo!!!)
Procurem na Internet (no youtube.com) e vejam, ou escutem, o que eu estou falando, procurem por Andy Romano, Mode-One, Galaxy Hunter, Nonika Novak, Elen Cora, Riccardo Campa ou outros artistas destes mesmos selos, vocês verão o quanto boa estão as produções italo-disco.
Existem muitas músicas, selecionei apenas uma como exemplo desta nova safra de produções italo-disco, uma excelente música do Andy Romano, para vocês sentirem.
Pois é, mas não sei se vocês sentem, mas, não tem algo de errado? tudo é bom, tudo é legal, tudo é dançante... mas tudo é comercial d+.. as primeiras produções eram quadradinhas, lembram as musicas da AmbrA?... (Dream The Summer Back ) um italo disco de 2005 que era bem básico, uma produção quase matemática mas muito legal e dançante. Tudo evoluiu.. hoje as produções são elaboradas e finas.
Pois bem, ai está minha teoria, este novo italo-disco é bom pra caramba, é bem feito... mas é feito para ser comercial, para a galera, apenas para vender uns disquinhos.. nunca poderá ter a alma dos anos 80. Eu tenho apenas uma impressão superficial que viajamos no tempo, é como ver um filme antigo, não ve-lo pela primeira vez...
O uso de computadores, software, simuladores, os bons vocais, tudo isso soa artificial pra mim (Isso porque faço uso destes recursos em minhas produções também). O antigo italo-disco era praticamente feito com baterias eletrônicas e sintetizadores, tudo muito analógico. Usavam muitas vezes vocais absurdamente ruins.... tinham pouca tecnologia, mas, tinham magia.. (Será por isso um dos melhores selos era "DISCO MAGIC"?)
Por isso que eu digo que este novo Italo-Disco dos anos 2000 deveria se chamar "Italo Disco Universitário".. para combinar melhor. E novamente, não estou falando mal, pelo contrário, este novo italo-disco é muito bom, em alguns aspectos até melhor que o antigo. Só estou falando que não sinto a magia... Falta um Hadouken.... hehehehehe...
Um forte abraço a todos.
Seu faro para Italodisco está afinadíssimo Egidio. O motivo que voce gostou do Andy Romano é porque ele foi aluno do Piergiovanni, mais conhecido como Wol Vo!
ResponderExcluirDesse novo italodisco muito poucos se salvam como 23rd Underpass e Andy Romano por exemplo.
Infelizmente não posso postar minhas críticas referente a qualidade dos discos, das músicas, das capas produzidas por estagiarios de design e Paint Brush e mais um monte de coisas horrorosas, como as músicas, as mídias por motivos óbvios.
Mas indico novas produções de Fred ventura, Mark Du Moshi, Alden Tyrrel, Gino Fellino entre outros onde tudo é produzido 100% analógico.
Eu penso 25x antes de comprar esses lançamentos 2011, porque é brabo de ouvir (exceto Flashback records que é italo dos bons e com produção analógica).
Abraços!
É muito legal mesmo saber que o estilo anda mesmo em alta, pena que o cenário musical dos dias atuais não seja como nos anos 80's, onde as canções (de todos os estilos) ficaram imortalizadas e gravadas em nossa memória para sempre!
ResponderExcluirAbraços!!!
Então Emerson.. pois é... acho show este movimento para continuar com novas musicas, mas sinceramente o que me faz brilhar os olhos, além de coliro, são as antigas mesmo.
ResponderExcluirAté porque como o Sandro falou no seu comentário.. nem tudo é bom, tem que escutar antes.
O Legal é que quase todas estas musicas novas vc consegue ouvir antes de comprar.. Então meu amigo, faça a degustação e tire suas próprias conclusões...
Um forte abraço.
Sabe amigos, é como "Gloria Gaynor I will survive". Milhares de regravações foram feitas mas nenhuma possui o brilho da original.
ResponderExcluirPara os mais novos o novo cenário euro e italo é lindo. Para os tiozinhos como nós elas não possuem o mesmo brilho.
Im loosing you: Move uma pista para dentro.
Twothousandnines: Move uma pista para fora.
rsrsrsrsrs