sexta-feira, 9 de julho de 2010

5 coisas que todo DJ deve saber e fazer.


Como primeiro post do tipo.. "é isso que eu penso", resolvi falar sobre minha percepção sobre pista de dança, comportamento e postura de um DJ.

Então, pra facilitar a vida dos iniciantes relacionei 5 coisas que todo DJ deve saber e fazer.


1) Conhecer o publico - Não existe nada mais furado do que você simplesmente ir na festa com seu Set preferido e esquecer de perguntar qual é o estilo do local, publico..e principalmente.. qual é o tema da festa? etc. Claro que algum DJ purista pode falar.. "DJ que é DJ tem que se virar em qualquer publico".. até concordo com isso, mas conhece-lo antes é fundamental e previne contra roubadas.

2) Conhecer o equipamento - Já vi muito DJ experiente fazer besteira quando pega um CDJ diferente, quando troca o mixer ou quando inventa de usar um novo software de mixagem sem conhecer direito. Conheça o equipamento que você irá usar, independente se a sua praia é Vinil, CDJ, Serato, Virtual DJ etc. O domínio do equipamento é fundamental. Quer uma dica? se você tem um equipamento novo faça uma festinha para uns amigos (me convide se quiser rsrs) e teste o equipamento, treine... não tente fazer isso na pista de dança na hora do trabalho sério.

3) Fazer o básico bem feito - Não adianta o DJ tentar inventar, fazer manobras, dançar igual um macaco, gritar, cantar junto etc... se na hora de fazer o básico, que é mixar, se atrapalha todo. Entender sobre barras e tempo é fundamental, entender que tem técnica para mixar é básico. Não precisa fazer viradas espetaculares, mas tem que virar direitinho.... claro, de vez em quando vc pode dar uma sambadinha... mas não pode ser a regra, ok? Então se você fazer o básico bem feitinho, você será um sucesso.

4) Ser polivalente - Amigo, esteja preparado para surpresas, uma vez toquei numa festa de 15 anos em que a aniversariante pediu que tocasse musica lenta (assim como eram nos bailes dos anos 80), foi um sufoco, porque eu tinha de tudo.. menos musica lenta para dançar a dois. Me virei com um CD de novela que estava no meu carro.. salvou a minha vida.. rs. Portanto tenha sempre em seu set pelo menos 8 ou 10 musicas (pegue as mais conhecidas) de vários estilos diferentes, isso te ajudará.. e muito. É claro que especializar-se em um determinado ritmo é show de bola e isso é para DJ's experientes, como os DJ's de Hip-Hop, Trance etc... este conselho é para os DJ's que estão começando. ;)

5) Ser educado - Apesar de parecer óbvio, já vi muito DJ grosso na minha vida, e pior, grosso com o público. Sei que as vezes não dá pra entender a musica que estão pedindo, que estão apenas tirando uma com a sua cara pedindo pra você tocar Calipso numa rave etc... Mas e daí? Você é um operário da diversão, está ali com a única finalidade de divertir o pessoal, não esquente a cabeça, preocupe-se em fazer bem feito o seu trabalho. Ah.. Tem também a velha situação "oi, eu também sou DJ posso tocar um pouco?", sei que isso é complicado, mas releve, converse na boa, é claro que você não deve deixar afinal a responsabilidade naquele momento é sua, mas diga não com educação. Com educação você conseguirá tudo.

Siga estas 5 pequenas dicas e com certeza você se dará bem! eu iria incluir um 6° tópico sobre "visitar regularmente este blog", mas deixo isso para a sua avaliação.

Um forte abraço e lembre-se Sem DJ não há festa!

3 comentários:

  1. Bem lembrado, Egg essas dicas são valiosas!
    Mas vc esqueceu de uma situação, assim ó: Ei, eu tenho aqui uma música que dá certinho com essa que tá tocando, deixa eu mixar? deixa vai é só uma!!!"

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tudo, mas "não esquece de tocar Raul", heim? Ou melhor, "tocar um Fancy", rsrsrsrsrsrsrsr!

    Muito, muito porreta sua iniciativa do blog, e suas dicas são dukceta! Tô até pensando em retomar o velho "DJ Adebise", rsrsrsr!

    ResponderExcluir
  3. hehehe Lembro DJ Adebise, legal... essa historia de "toca raúl" é um belo tema para um post.. vou pensar a respeito.. e Munrra, realmente este fato é muito chato!

    ResponderExcluir